WhatsApp_Image_2021-07-12_at_21.24.09-removebg-preview-300x235

Putin exige de Israel que a Rússia controle igreja histórica em Jerusalém


Enquanto atravessa um momento de desgaste internacional e até mesmo interno, o presidente Vladimir Putin, da Rússia, resolveu entrar em mais uma disputa, dessa vez de caráter diplomático. O alvo é Israel, país que possui a histórica igreja Catedral da Santíssima Trindade, em Jerusalém.

Situada no Bairro Cristão da Cidade Velha de Jerusalém, a igreja foi comprada pelo czar Alexandre II em 1859, ficando sob o controle russo até a Revolução Russa de 1917, no início da Primeira Guerra Mundial, o que mudou no decorrer dos anos.

Contudo, segundo informações do Haaretz, Israel havia feito um acordo com a Rússia há dois anos, oferecendo a retomada do controle administrativo da igreja em troca da libertação do israelense-americano Naama Issachar, acusado de envolvimento com drogas pelos russos.

O Tribunal Distrital de Jerusalém, contudo, anulou um pedido feito pela Sociedade Ortodoxa Palestina da Terra Santa, que possuía a propriedade da igreja, para o cumprimento do acordo, o que deve ter motivado a ação de Putin pela exigência aos israelenses.

“Esperamos que a liderança israelense nos ajude a concluir o processo conforme necessário”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na terça-feira, reforçando o conteúdo de uma carta enviada por Vladimir Putin ao governo de Israel.

No documento, o russo afirma que a pauta pela retomada do controle da Catedral da Santíssima Trindade “está há muito tempo no topo da agenda da Rússia em seu relacionamento com Israel”.

Guerra na Ucrânia

A exigência feita por Putin se torna mais difícil para Israel devido aos embargos impostos pelo Ocidente contra a Rússia. Ceder a um pedido como esse no contexto atual, portanto, pode sinalizar um apoio diplomaticamente inconveniente aos olhos de países como os Estados Unidos, por exemplo, um parceiro vital para os israelenses.

Por outro lado, Putin busca meios de reforçar a sua influência diplomática e política para tentar reverter o desgaste que vem sofrendo internamente por causa da guerra na Ucrânia, e a retomada do controle da Catedral da Santíssima Trindade, em Jerusalém, pode ser vista como algo positivo para o seu governo.





Gospel Mais Notícias

ADDRESS

908 New Hampshire Avenue #100, Washington, DC 20037, United States

PHONES

Phone: +1 916-8745-2235
Mobile: +1 916-875-22345
Fax: +1 916-8745-22357

E-MAIL ADRESS

email@email.com