WhatsApp_Image_2021-07-12_at_21.24.09-removebg-preview-300x235

pastor fundador renuncia após escândalo de má conduta


O pastor Brian Houston, fundador da Hillsong Church, renunciou ao cargo de presidente da igreja após revelações recentes de que duas mulheres fizeram sérias queixas de má conduta contra ele nos últimos 10 anos.

O anúncio foi feito pela própria igreja em seu site: “Gostaríamos de avisá-lo que o pastor Brian Houston renunciou ao cargo de pastor sênior global da Hillsong Church e o conselho aceitou sua renúncia”.

“Entendemos que haverá muita emoção com esta notícia e todos compartilhamos esses sentimentos. Independentemente das circunstâncias em torno disso, todos podemos concordar que Brian e Bobbie serviram a Deus fielmente por muitas décadas e que seu ministério resultou em milhões de pessoas em todo o mundo sendo impactadas pelo poder, graça e amor de Jesus Cristo”, acrescentou o comunicado.

No último domingo, o pastor presidente interino Phil Dooley falou francamente aos membros da igreja, expressando sua tristeza com o ocorrido, mas pontuando que a Hillsong, assim como o Corpo de Cristo, é alicerçado “em Jesus, não apenas em qualquer pessoa”.

A postura de Dooley vem sendo entendida como uma preparação suave para a congregação, que agora foi informada da renúncia de seu fundador.

“Deixe-me lembrá-los: nossa igreja… é construída em Jesus, não em qualquer pessoa. Além de um conselho, além de um presbítero, precisamos desses elementos, eles são importantes e queremos garantir que sejam bem feitos. Mas nossa esperança e nossa confiança está em Jesus. Somos guiados pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo de Deus, e continuaremos a pedir a Deus sabedoria, orientação e força nesta temporada”, declarou o pastor interino no último domingo.

Brian Houston estava afastado de suas funções para se defender da acusação de que teria ajudado seu pai a “ocultar crimes sexuais infantis” nos anos 1970, quando ele ainda era um adolescente.

De acordo com informações do portal The Christian Post, as novas revelações de má conduta anunciadas na sexta-feira passada rapidamente desencadearam uma mudança desse plano.

A Hillsong foi enfática ao dizer que Houston violou o código de conduta pastoral da igreja ao entrar no quarto de hotel de uma mulher não identificada por 40 minutos sob a influência de álcool e medicamentos prescritos durante a conferência anual da igreja, em 2019.

O próprio Brian Houston admitiu a situação, mas declarou que não se lembra de ter feito sexo com a mulher, e a mulher não disse se eles fizeram sexo. O pastor Dooley, no entanto, ponderou que seus relatos sobre o que aconteceu não são totalmente confiáveis porque eles foram prejudicados pelo álcool e pelos remédios contra a ansiedade.

Em outro caso, há nove anos, Houston também trocou uma “mensagem de texto inapropriada” com uma funcionária, que logo depois pediu demissão. Na visão da igreja, o pastor fundador estava sob efeitos de remédios para dormir.

No comunicado desta quarta-feira, 23 de março, a liderança da igreja reconheceu o trabalho de Houston e sua esposa Bobbie em iniciar a igreja e pediram orações pela família: “Hillsong Church nasceu da obediência e compromisso de Brian e Bobbie com o chamado de Deus e somos extremamente gratos por tudo que Brian e Bobbie deram para construir Sua casa. Pedimos que você continue orando por eles e por toda a família Houston durante este período desafiador”.





Gospel Mais Notícias

ADDRESS

908 New Hampshire Avenue #100, Washington, DC 20037, United States

PHONES

Phone: +1 916-8745-2235
Mobile: +1 916-875-22345
Fax: +1 916-8745-22357

E-MAIL ADRESS

email@email.com