WhatsApp_Image_2021-07-12_at_21.24.09-removebg-preview-300x235

filhos devem aprender a fé nos primeiros meses de vida


A educação familiar é uma das grandes preocupações dos pais cristãos, especialmente no mundo atual, onde o liberalismo disciplinar tem influenciado negativamente a formação de crianças e adolescentes. Para a psicóloga cristã Marisa Lobo, essa é uma realidade que deve ser tratada já desde os primeiros meses de vida dos filhos.

“Uma dúvida muito comum dos pais é: quando devo começar a orientar os meus filhos acerca da Palavra de Deus? Esse questionamento surge porque alguns acham que os filhos muito pequenos não são capazes de compreender algumas orientações”, diz a psicóloga.

Em um artigo publicado recentemente, Marisa Lobo explica que a formação dos filhos tem início pelo comportamento dos pais e não pelas orientações verbais. Isto, segundo a especialista e autora de livros como “Famílias em Perigo” e “A Ideologia de Gênero na Educação”, deve ocorrer mediante ações direcionadas.

Ou seja, é preciso que as atitudes dos pais reflitam, propositadamente, os valores da fé cristã, mas de forma natural e rotineira, a fim de que isto constitua a base de aprendizado das crianças desde os primeiros meses.

“É pelo comportamento e rotina dos pais que as crianças vão assimilando, aos poucos, os valores da fé cristã”, explica a psicóloga cristã, listando a seguir alguns exemplos de como este conceito funciona, na prática:

“Isso acontece, por exemplo, quando a mãe ou o pai cantam um louvor para o bebê ainda no berço. Quando historinhas da bíblia, em forma de desenho, são usadas para ninar a criança ou mesmo para estimulação visual, aprendizado das cores e personagens, etc.”

“Ou seja, você deve criar um ambiente totalmente ‘cristianizado’, de forma a despertar na criança os interesses pelas coisas de Deus. Músicas, desenhos, orações, objetos de decoração e até a vestimenta, aliados à atitude dos pais, criam essa atmosfera de exemplo que pode existir desde os primeiros meses de vida”, diz Marisa.

Rotina é fundamental

Baseada na passagem de Provérbios 22:6, a psicóloga cristã Marisa Lobo ressalta, também, que esse tipo de ensino nos primeiros meses de vida dos filhos precisa seguir uma rotina, em vez de ser algo aleatório.

“Crianças precisam se sentir seguras, e uma das coisas fundamentais para isso é o estabelecimento de uma rotina. Uma casa onde não há regras e tudo oscila, varia conforme o dia-a-dia, cria nos pequenos uma sensação de ansiedade e expectativa sobre o desconhecido”, diz a pré-candidata à deputada federal pelo Paraná este ano.

A psicóloga cristã, por fim, diz em seu artigo na Comunhão que o ensino da fé cristã precisa ser tão natural quanto qualquer outra atividade, sendo este o fundamento de um aprendizado moral e espiritual de sucesso.

“O momento de oração durante a refeição, na hora de dormir, a leitura da bíblia ou do louvor, devem seguir uma rotina, a fim de que ela se estabeleça como algo que faz parte do dia-a-dia da criança de um jeito tão natural quanto escovar os dentes ou comprar pão na padaria”, conclui Marisa Lobo.

Psicóloga cristã rebate artigo de pediatra que naturaliza a “masturbação infantil”

Assine o Canal





Gospel Mais Notícias

ADDRESS

908 New Hampshire Avenue #100, Washington, DC 20037, United States

PHONES

Phone: +1 916-8745-2235
Mobile: +1 916-875-22345
Fax: +1 916-8745-22357

E-MAIL ADRESS

email@email.com