WhatsApp_Image_2021-07-12_at_21.24.09-removebg-preview-300x235

De maioria islâmica, Turquia reage aos cristãos expulsando missionários


Anunciar o evangelho de Jesus Cristo em países de maioria muçulmana, como a Turquia, não é uma tarefa fácil. Os missionários que desempenham essa tarefa são alvos de múltiplas perseguições, incluindo a expulsão dos seus direitos de residência nesses locais.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com pelo menos 200 missionários cristãos desde 2018, quanto o governo turco passou a expulsar os evangelistas. Parte dessa reação tem a ver com a repercussão internacional da prisão do pastor Andrew Brunson, hoje liberto após anos de negociações diplomáticas com o governo dos Estados Unidos.

Apesar disso, o crescimento do cristianismo na Turquia, em geral, é o que aparenta ser o real motivo da reação contra os missionários cristãos. É nisso que acredita Floyd Brobbel, da organização The Voice of the Martyrs (A Voz dos  Mártires, em tradução livre do inglês), do Canada.

“Você está vendo uma taxa de cerca de 1,2% de muçulmanos se tornando cristãos. E provavelmente é isso que estamos começando a ver agora: um pouco de reação à medida que as pessoas estão se voltando para Cristo”, disse ele, segundo a organização.

Floyd explicou que a reação do governo turco contra os cristãos não indica ser apenas uma represália contra os Estados Unidos, devido ao caso Brunson, mas algo generalizado e de caráter persecutório.

“Se víssemos que apenas os missionários dos EUA foram expulsos, poderíamos dizer: ‘Ok, há algo mais político nisso’”, disse ele, lembrando que evangelistas do Reino Unido, e da Coreia do Sul, além de outros países, também foram expulsos.

Na prática, a iniciativa turca sinaliza que o trabalho missionário tem sido efetivo, acredita Floyd. “O fato de [os missionários] serem expulsos em geral parece indicar que há uma sensação de que talvez o trabalho deles seja muito eficaz”, disse ele.

Por fim, o missionário pede aos cristãos que orem pela Turquia, no sentido de que a sua população saiba do seu passado cristão e desperte para a necessidade de Jesus Cristo como Salvador em suas vidas. Floyd também pede pelas agências missionárias, como a Missões Mundiais, para que Deus dê sabedoria para lidar com casos como esse.

“Ore para que o Senhor lhes dê sabedoria e que eles não vejam a Turquia como uma porta fechada só porque eles não conseguem colocar pessoal lá. Isso pode significar que precisamos de maneiras novas e criativas de entrar”, disse ele.





Gospel Mais Notícias

ADDRESS

908 New Hampshire Avenue #100, Washington, DC 20037, United States

PHONES

Phone: +1 916-8745-2235
Mobile: +1 916-875-22345
Fax: +1 916-8745-22357

E-MAIL ADRESS

email@email.com