WhatsApp_Image_2021-07-12_at_21.24.09-removebg-preview-300x235

‘Coach messiânico’ criticado por Bombeiros por expor seguidores a risco


Pablo Marçal, um influenciador digital que se autodenomina “coach messiânico”, levou um grupo de seguidores ao Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira (SP), foi repudiado pelo Corpo de Bombeiros após expo-los a risco de hipotermia e acidentes.

O influenciador vende cursos através das redes sociais prometendo fazer quem o segue “subir na vida”. Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, Pablo Marçal tem 20 livros publicados sobre conceitos idealizados por ele próprio, como inteligência emocional, reprogramação neurolinguística, ativação de identidade, desbloqueio cerebral e clarificação de propósito.

Na última quinta-feira, um grupo com 67 pessoas, liderado pelo “coach messiânico”, acionou o Corpo de Bombeiros às 03h30 da madrugada, pedindo resgate para sair do Pico dos Marins, que fica a 2.420 metros acima do nível do mar.

De acordo com o jornal Estado de Minas, Pablo Marçal vende programas de aconselhamento a seus seguidores que custam 12 parcelas de R$ 299,70, e a viagem ao Pico dos Marins seria uma etapa do programa “Pior ano da sua vida”, idealizado por ele.

A caminhada pela Serra da Mantiqueira foi feita em péssimas condições climáticas e contra as recomendações da Defesa Civil, levou parte do grupo de 67 seguidores a desistir de chegar ao topo.

Os 32 restantes concluíram a subida, mas encontraram rajadas de vento e chuva constante, o que tornou a situação insustentável. Vídeos publicados pelo próprio “coach messiânico” mostra cenas de barracas voando, levadas pelo vento forte. Ele próprio ficou sem abrigo e precisou se proteger com um dos seguidores.

Sem conseguir sair por conta própria do local, o grupo pediu ajuda aos bombeiros. O resgate chegou ao cume do Pico dos Marins e encontrou pessoas sob sério risco de morte por hipotermia.

O Corpo de Bombeiros informou que a visibilidade na descida era de apenas 5 metros e sem um guia, o grupo poderia facilmente se perder no caminho de volta.

Irresponsável

Um especialista afirmou que o caso demonstra claramente uma atitude inconsequente do influenciador: “Falta de responsabilidade. Há situações que são evitáveis. Uma situação como aquela é recorrente de falta de planejamento e falta de observação de regras de segurança”, comentou o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), tenente Pedro Aihara.

“A chamada foi muito clara, eles estavam perdidos, sem equipamento, em uma situação extremamente complicada de chuva e não conseguiam sair sozinhos”, acrescentou.

Carlos Moura, guia de montanha há 10 anos e especializado em trilhas na Serra da Mantiqueira, também criticou o “coach messiânico”: “Ele misturou as coisas, excesso de confiança, ignorância, imperícia e imprudência. Um pouquinho de cada um”.

“Onde o grupo estava, a temperatura cai rapidamente, chegando próximas ou abaixo dos 0ºC e, com isso, a visibilidade cai drasticamente. Por sorte, a tempestade que surpreendeu o grupo do Pablo não tinha descarga elétrica, senão o desfecho poderia ter sido realmente catastrófico”, resumiu.





Gospel Mais Notícias

ADDRESS

908 New Hampshire Avenue #100, Washington, DC 20037, United States

PHONES

Phone: +1 916-8745-2235
Mobile: +1 916-875-22345
Fax: +1 916-8745-22357

E-MAIL ADRESS

email@email.com