WhatsApp_Image_2021-07-12_at_21.24.09-removebg-preview-300x235

Adultério leva pastor de megaigreja canadense a renunciar ao cargo


Um pastor canadense, que liderava uma das maiores megaigrejas do país, anunciou sua renúncia à função ao admitir que teve um caso de adultério com uma fiel que procurou aconselhamento, anos atrás.

O pastor Bruxy Cavey, 57 anos, liderava a The Meeting House, em Toronto, e escreveu um comunicado em que admite o pecado de adultério. Em seguida, a direção da igreja realizou uma reunião em que anunciou que o pastor estava deixando seu cargo na liderança.

O caso veio à tona após uma investigação terceirizada descobriu que o pastor e a fiel estiveram envolvidos em um relacionamento sexual ao longo de um ano, de acordo com informações do portal Christianity Daily.

Ao mesmo tempo, uma pastora auxiliar que havia deixado a congregação, chamada Danielle Strickland, usou as redes sociais para falar abertamente sobre o “abuso sexual” cometido por Cavey.

No texto publicado pelo pastor, ele diz que “alguns anos atrás, eu tive um caso extraconjugal”, acrescentando que sabia a dimensão das consequências: “Esse relacionamento adúltero é meu maior fracasso, meu pecado mais sombrio, e assumo total responsabilidade por minhas ações”.

No entanto, a pastora Danielle Strickland rebateu as palavras de Cavey acusando-o de ter cometido abusos e não um simples adultério: “Toda a verdade precisa ser dita. Não nomear o que é, não cuidar e ajudar a vítima. É re-vitimizar as pessoas porque você se recusa a dar o nome [correto]”, protestou.

Liderança da igreja

A presidente do conselho de supervisores da igreja, Maggie John disse em um comunicado que o investigador determinou que Cavey havia “mantido um relacionamento sexual com a vítima, uma mulher adulta, em violação das regras da The Meeting House”.

Além disso, o investigador também descobriu que o relacionamento “constituiu um abuso do poder e autoridade de Bruxy como membro do clero e equivalia a assédio sexual”, e por causa dessas descobertas a igreja decidiu “por unanimidade” da diretoria que o pastor deveria renunciar “com efeito imediato”.

No dia 03 de março, Cavey apresentou sua renúncia, e a direção da igreja aceitou de prontidão. O pastor, autor do livro The End of Religion: Encountering the Subversive Spirituality of Jesus (“O Fim da Religião: Encontrando a Espiritualidade Subversiva de Jesus”, em tradução livre), liderou a igreja Meeting House em seu crescimento acima da média nos últimos anos.

Atualmente, a igreja tem 5 mil membros divididos em 19 congregações filiais na Região Metropolitana de Toronto, uma das maiores cidades do Canadá e considerada o centro financeiro do país.

No texto em que admitiu seu erro, o pastor também expressou seu arrependimento, pediu perdão e disse estar preocupado que sua falha afastasse pessoas da igreja. Ele também declarou que irá se dedicar a buscar cura espiritual e ajuda psicológica, pedindo aos fiéis que aprendam com seu erro e continuem olhando para Jesus Cristo.





Gospel Mais Notícias

ADDRESS

908 New Hampshire Avenue #100, Washington, DC 20037, United States

PHONES

Phone: +1 916-8745-2235
Mobile: +1 916-875-22345
Fax: +1 916-8745-22357

E-MAIL ADRESS

email@email.com